Editora Unimontes publica …

Editora Unimontes publica obra sobre pesquisa qualitativa

2.png

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com o Laboratório de Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde (LabQuali), lançou, em 11 de junho, o livro “Em defesa da pesquisa qualitativa: desenho, análise e textualização”. A obra, publicada pela Editora Unimontes, é de autoria do Professor Doutor Mario Cardano, que atua na Universidade de Turim – Itália. O evento foi à noite, no auditório do Museu Regional do Norte de Minas, que fica no centro histórico de Montes Claros, e reuniu dezenas de pessoas.

Entre os presentes estavam o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, a pró-reitora adjunta de Pesquisa, professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Daniel Coelho de Oliveira, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do LabQuali, professora Cristina Andrade Sampaio, além de professores e alunos de pós-graduação. Trata-se da edição brasileira do livro “Defending Qualitative Reserarch: Design, Analysis and Textualization”, com tradução do Professor Doutor Leonardo Neves Correa, que se constitui em contribuição acadêmico-científica para quem já desenvolve ou pretende desenvolver pesquisas por meio de abordagem qualitativa.

Em linguagem acessível, o autor centra-se nas fases da pesquisa qualitativa, que antecedem e seguem o trabalho de campo: desenho, análise e textualização. Cardano explica, na parte dos agradecimentos, que o livro de 275 páginas resulta “de minha atividade docente nas aulas de Métodos Qualitativos no mestrado em Sociologia das minha universidade (Turim) e nos seminários que realizo com os alunos de doutorado em Sociologia e Metodologia da Pesquisa Social, mantida em parceria pela Universidade de Turim e pela Universidade de Milão. Testei muitas ideias apresentadas aqui com esses alunos, recebendo feedbacks valiosos para melhor defini-las”.

Compartilhe esta Publicação: