EdUEMG lança e-book obra de Lima Barreto com cultura de sua época
O mais recente lançamento da EdUEMG é o e-book “Cenários musicais em ‘Triste fim de Policarpo Quaresma’: um estudo sobre a produção musical no Rio de Janeiro do final do século XIX”. Escrita por Robert Moura, a obra reconstrói os cenários musicais do Rio de Janeiro do final do séc. XIX, retratados em “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. O trabalho, fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental, oferece uma visão detalhada da produção musical da época, evidenciando suas interseções com aspectos socioculturais e econômicos.
No primeiro capítulo, é feita a contextualização da vida, obra e tempo de Lima Barreto (1881-1922), contemplando a análise de seu célebre romance e a situação política e cultural do Rio de Janeiro, então capital da República.
Na sequência, a segunda parte é dedicada aos gêneros musicais então em voga, juntamente com os perfis de compositores e artistas em evidência e com os locais e circunstâncias em que se davam as práticas musicais.
O terceiro capítulo confronta as cenas musicais do romance de Lima Barreto, os gêneros e práticas musicais e os perfis de músicos identificados no levantamento documental, procurando evidenciar similaridades e diferenças com o que é retratado na obra. Nessas cenas, como em todo o capítulo, Ricardo Coração dos Outros, personagem de Triste fim, aparece como o grande protagonista.
Já no epílogo do livro, o autor apresenta suas observações, destacando o cosmopolitismo e a dinâmica cultural da cidade por meio da diversidade de estilos musicais populares à época, a diferença de tratamento relegado ao músico a depender do instrumento e do gênero musical praticado e a contradição dos personagens, que retrata a sociedade naquele contexto histórico.
Ao final, são apresentados conteúdos que enriquecem a obra, como imagens do Rio de Janeiro do período, anúncios de partituras, cursos e apresentações musicais e um precioso apêndice, compilando os perfis de músicos em atividade na cidade do Rio de Janeiro entre 1891 e 1894, que constitui um importante material para os interessados nos estudos da historiografia da música brasileira do final do século XIX e início do século XX.