EdUEMG lança “Música …

EdUEMG lança “Música de Museu: repensando um acervo”

(6).png

O livro “Música de Museu: repensando um acervo”, escrito por Aline Azevedo, busca construir um diálogo entre musicologia e museologia, explicitando as convergências entre música e museu. Ao analisar o conceito de museu, a autora indica perspectivas que privilegiam a capacidade desses espaços de ensejar experiências, não importando se conformado a uma instituição ou não. Assim, ela constata o status de museu na performance musical.

Partindo da reflexão sobre as funções museais – preservação, pesquisa e comunicação – e tendo como objeto de estudos o Núcleo de Acervos da Escola de Música da UEMG, é feito um diagnóstico sobre a atuação em acervos musicais. Dessa forma, ela observa as possibilidades de organização dos materiais e planejamento de ações, contribuindo com propostas que podem ser replicadas em outros acervos. Ou seja, a autora traz um novo panorama para os acervos musicais, principalmente quanto à comunicação do patrimônio resguardado em suas vertentes material e imaterial.

Aline Azevedo, professora da Escola de Música da UEMG e coordenadora do Núcleo de Acervos, busca demonstrar uma concepção ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas ao propor essa interseção entre musicologia e museologia. Além disso, faz uma descrição dos fundos e das coleções musicais que permite conhecer a extensão e a diversidade do acervo recolhido pelo Núcleo.

Compartilhe esta Publicação: