Edufba lança livro de divulgação científica para o público infantil

Lançado anteriormente em suporte eletrônico, “O Instituto de Biologia conta suas histórias” chega às livrarias da Edufba em suporte impresso. É uma das obras contempladas no edital de apoio à publicação científica e tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançado em 2024.
Diferente de outras obras de divulgação científica, o livro se inspira na atuação do professor aposentado do IBIO e atual palhaço, Eduardo Mendes da Silva. “Científico, lúdico e cheio de inventividade”, assim como sua inspiração, o livro reúne professores, técnicos e estudantes da graduação e pós-graduação para contar as histórias do Instituto e sobre suas linhas de pesquisa. A proposta, originada de uma provocação de Mendes, é trazer histórias acessíveis para “crianças-crianças e crianças escondidas em adultos".
As 26 histórias científicas foram ilustradas por estudantes da Escola Municipal de Nova Sussuarana e, no intuito de deixar a produção ainda mais acessível às necessidades de estudantes de baixa visão ou cegos e surdos, cada capítulo tem um hiperlink que direciona para a história contada em vídeo traduzido em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e disponibilizados no canal do YouTube "E aí IBio".
Histórias como "Dona Melitta, a abelha que não sabe fazer mel", "Bia e o segredo do rio”, "Parafraseando Dickens: um conto de dois cururus” trazem de forma didática as pesquisas e suas respectivas metodologias científicas. O livro aborda desde saberes sobre as plantas, microrganismos e animais, biomas baianos, rios e mares até a relação da humanidade com o meio ambiente e como tudo isso está conectado.
Para adquirir o livro, envie uma mensagem para o WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acesse o catálogo da Edufba na Amazon.