Edufba lança livro …

Edufba lança livro que aborda abandono da escola pública

7.png

“Miséria e sofrimento na educação brasileira”, lançamento da Edufba coordenado por Ione Ribeiro Valle, traz à luz um conjunto de experiências de escuta de quase 20 anos de profissionais da educação de todos os níveis de ensino, de ângulos distintos e complementares. A coletânea é produto de um esforço em objetivar as experiências de agentes institucionais do ensino brasileiro, a partir dos princípios fundamentais do mestre Pierre Bourdieu, sendo inspirada e em homenagem aos 30 anos da obra “A miséria do mundo”, do autor.

Na obra, Bourdieu desvela não propriamente a “miséria de condição”, decorrente da carência de recursos e da pobreza material, mas, sobretudo, a “miséria de posição”, forma contemporânea de miséria social que se manifesta quando as expectativas são confrontadas com imposições e regras que fogem das compreensões e controles. Trata-se de violências mais sutis, produzidas pelos vereditos escolares, pelas imposições do mercado de trabalho ou da moradia, pelas pequenas agressões cotidianas da vida profissional, dentre tantas outras.

Para compreender a grande violência – o homicídio, osroubos, o estupro, muito visíveis na mídia –, é preciso ser capaz de reconhecer ossofrimentos invisíveis a olho nu, pouco presentes nos meios de comunicação.É nesse contexto que a leitura de Miséria e sofrimento na educação brasileira, volumosaaventura coletiva, na escrita e na reflexão, desafia o olhar estrangeiro, desnaturalizando adimensão democrática da escola ao evocar o contínuo abandono da escola pública emtempos de neoliberalismo. Ao enunciar os determinantes sociais das práticas escolares, olivro serve-se da possibilidade de romper com o arbitrário desses determinantes. Ao tentar seguir as pegadas de Bourdieu e demais autores, o objetivo deste coletivo é influenciar quem ainda não conhece a obra do sociólogo francês e seus colaboradores, para que se desafiem a lê-la e, por acréscimo, se interessem em conhecer análises e denúncias aqui apresentadas.

Compartilhe esta Publicação: