Edufba lança livro …

Edufba lança livro sobre entrada de jovens no Estado Islâmico

12.png

Vencedora do Prêmio Capes de Tese da área interdisciplinar em 2021, a baiana Hannah Bellini lança, nesta quinta-feira (22), a obra publicada pela Edufba “Em busca de algo em que acreditar: identidade, Islã e radicalismo na Inglaterra do século XXI”, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Além do lançamento e sessão de autógrafos, o evento terá um bate-papo entre a autora e os professores Messias Bandeira (IHAC/UFBA) e Leandro de Paula (IHAC/UFBA).

No livro, a doutora em Cultura e Sociedade e mestre em Mídia Global e Comunicação Pós-Nacional procura entender as raízes e as características dos processos de adesão de jovens ingleses ao grupo Estado Islâmico (EI) por meio dos contextos, das trajetórias pessoais e das subjetividades de quatro jovens muçulmanos ingleses, para além de simplismos e preconceitos reproduzidos pela cobertura hegemônica.

A obra investiga as variáveis socioculturais e políticas, ou mesmo religiosas e geracionais, que fidelizam esses jovens ao EI e ajuda a entender as relações entre identidade, religião e radicalismo para além do seu foco central, o Islã. O leitor é convidado a recusar a superficialidade de uma leitura estigmatizada acerca do islamismo e a ir para além da necessária condenação da barbárie para compreender as relações disruptivas dos movimentos de juventude, das novas culturas políticas e das dinâmicas das redes digitais. Hannah Romã Bellini Sarno é doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pela Escola de Estudos Afro-Orientais da Universidade de Londres (Soas). A autora possui uma longa trajetória de pesquisa sobre o Islã, que atravessa desde a diáspora sul-asiática na Inglaterra até a comunidade islâmica baiana.

Compartilhe esta Publicação: