Edufba lança livro …

Edufba lança livro sobre gravidez não planejada em mulheres adultas

8.png

Entre a variedade de temas já explorados por diversas áreas de estudo sobre a gravidez, é de surpreender que a gravidez não planejada possa ser um tema apresentado com ineditismo e de forma original, mas é isso que vemos em “Contextos de ocorrência da gravidez não planejada em mulheres adultas”, lançamento recente da Edufba, ao deslocar o olhar de adolescentes, amplamente estudadas, para pensar em mulheres adultas.

Organizado por Jussilene Jesus Sousa Boer, Edméia de Almeida Cardoso Coelho e Andiara Rodrigues Barros, o livro surge da dissertação de mestrado em Enfermagem de Sousa (2011) e recebe atualizações das colaboradoras, coautoras do livro. A obra divulga, para pesquisadoras(es), profissionais de saúde e de áreas afins, estudantes e demais pessoas interessadas, resultados de pesquisa em que foram investigadas circunstâncias da ocorrência de gravidez não planejada em mulheres adultas sob o enfoque de gênero. Seus resultados revelam múltiplas interseções entre fatores que participam da ocorrência da gravidez não planejada, com forte presença das relações com o parceiro e com o serviço de saúde.

O livro parte de entrevistas realizadas com dez mulheres cadastradas em duas Unidades de Saúde da Família (USFs) localizadas no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia, e, a partir de um enfoque teórico de gênero, perpassa temas como a ideologia da maternidade, direitos reprodutivos, políticas públicas importantes no planejamento da natalidade, a ambivalência do desejo nas gestações, dificuldade de acesso à contracepção e o lugar do parceiro.

A pesquisa desenvolvida amplia o conhecimento no campo dos direitos sexuais e reprodutivos e oferece subsídios para o redirecionamento de ações de planejamento reprodutivo na Estratégia Saúde da Família (ESF), no sentido da garantia de acesso à informação e aos meios contraceptivos e de redução da gravidez não planejada e do abortamento. Contribui, também, para o redirecionamento de políticas públicas, no nível das práticas de saúde e de gestão do sistema, com ações voltadas às demandas das mulheres, no âmbito da saúde sexual e reprodutiva, vislumbrando o direito das mulheres e do casal à livre escolha sobre a reprodução.

O livro pode ser adquirido enviando uma mensagem para o WhatsApp (71) 99732-6726, um

e-mail para coedufba@ufba.br ou acessando o catálogo da Edufba na Amazon.

Compartilhe esta Publicação: