Edufba lança obra com críticas teatrais na Bahia

“Teatro na Bahia: 80 críticas” é um dos mais recentes lançamentos da Edufba. O livro é de autoria do jornalista Marcos Uzel e será lançado no dia 5 de julho, às 19h, na Aliança Francesa da Avenida Sete de Setembro, em Salvador (BA).
O livro traz um mapeamento farto dos espetáculos teatrais das décadas de 1990 e 2000 na Bahia, período que representa uma época de ouro para as artes cênicas no estado. Naquele momento, o teatro baiano foi marcado por intensa e diversificada produção com grande receptividade de público, numa efervescência que possibilitou a revelação de talentos que ganharam projeção nacional, a exemplo de Lázaro Ramos, Wagner Moura, Laila Garin, João Miguel e Vladimir Brichta. A publicação reúne críticas de peças que se tornaram clássicos da cena local, como 1,99, A bofetada, Ó paí, ó!, Oficina condensada, Merlin ou a terra deserta, Os cafajestes, Cuida bem de mim, Cabaré da rrrrrraça, Divinas palavras e O sapato do meu tio. O registro da longevidade cênica de figuras icônicas da tradição do teatro baiano é um dos valores de memória dessa coletânea.
O livro documenta flagrantes preciosos da atuação de grandes artistas que já partiram, como Mário Gusmão, Carlos Petrovich, Wilson Mello e Nilda Spencer, e de veteranos que continuam na cena, dentre os quais, a dama Yumara Rodrigues e o mestre Harildo Déda. O autor também analisa peças de companhias teatrais emergentes da época, a exemplo do Bando de Teatro Olodum, o grupo negro mais popular da história das artes cênicas na Bahia e um dos mais importantes do Brasil.