Edufba lança “Suicídio, bioética e neoliberalismo”
A Edufba realiza, no dia 14 de janeiro, às 17h, o lançamento de “Suicídio, bioética e neoliberalismo: entre as éticas da vida e as políticas de morte”, da psicóloga e doutora em Bioética Luana Lima. O evento será realizado na Livraria Edufba da Faculdade de Educação e contará com uma roda de conversa entre a autora e os psicólogos e professores Paulo Navasconi e Jeane Tavares, com mediação da professora e psicóloga Cristiane Oliveira (UFBA).
Alicerçado em múltiplas indagações e pleno de intenções políticas, o livro pretende percorrer os estatutos que colocam o suicídio em disputa discursiva. Quais os efeitos da concepção psicopatológica do ato para as políticas públicas e os modos de cuidado às pessoas em sofrimento? O sujeito tem autonomia para tirar a própria vida? Vulnerabilidades e condicionantes sociais da saúde influenciam os modos de viver, morrer e matar-se? Os sujeitos podem ser suicidados pela sociedade? A obra parte da ideia do suicídio como análogo a uma dança compartilhada em passos particulares e movimentos dinâmicos políticos, sociais, culturais e afetivos. Estado, instituições, pessoas: todos são agentes com capacidade frente às coreografias da violência. Com ênfase nos aspectos relacionais e interseccionais, a autora revisa os conceitos de autonomia e questiona: quem somos nós na coreografia do suicídio?
Luana Lima é psicóloga e bacharela interdisciplinar em Humanidades – duplamente graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – e doutora e mestra em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Lima participou anteriormente da organização de outro livro lançado pela Edufba na temática do suicídio, a obra “(Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepistêmicos”, ao lado de Paulo Navasconi. O livro, lançado em 2022, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas do 9º Prêmio Abeu, em 2023.
Para comprar o livro, envie uma mensagem para o WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acesse o catálogo da Edufba na Amazon.