Edufba participa da Festa Literária de Praia do Forte
Entre os dias 16 e 19 de maio a Edufba marca presença na 5ª edição da Festa Literária de Praia do Forte, a FLIPF. Com o tema “Dentro do mar tem rio - narrativas e memórias percorridas pelas águas”, o evento contará com a presença de Denise Carrascosa, Crislane Rosa e Caroline Dantas, autoras publicadas pela casa, além de um estande para a venda de livros.
No primeiro dia de evento, Denise Carrascosa ("Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras") participa da mesa de abertura “Do mar que nos separa à ponte que nos une” ao lado da cantora baiana Luedji Luna. As convidadas discutem herança africana, expressa na música, na dança, na literatura e também no pensamento crítico brasileiro em uma conversa mediada pela professora e pesquisadora Fernanda Miranda. A mesa ocorre no espaço “Canto da Palavra”, às 19h do dia 16 de maio.
No segundo dia de evento, a Edufba é representada por Crislane Rosa ("'Beije sua preta em praça pública': da apropriação do corpo, à apropriação do espaço") no bate-papo homônimo a seu livro, “Beije sua preta em praça pública”, com a autora Amanda Julieta (“Tem Poeta na Casa? Mulheres Negras, Poetry Slam e Insurgências”). O diálogo, mediado pela escritora e psicóloga Carla Brito, propõe uma reflexão sobre o lugar da poesia e corpo de mulheres negras na cidade de Salvador, e ocorrerá no espaço “Rede de Livros”, às 15h30 do dia 17 de maio.
A última participação de autores da editora acontece no dia 18, às 15h15, com Carolina Dantas. A pesquisadora lança o livro Dinâmicas contemporâneas do setor editorial: o viés do mercado independente e regional da Bahia, do qual é coautora, durante o bate-papo “Dinâmicas do Mercado Editorial Baiano”, um diálogo entre pesquisadoras do mercado editorial e gestor público responsável pelas políticas de incentivo ao livro e leitura do Estado. Participam da mesa também Verônica Nonato (Fundação Pedro Calmon), Carmen Lira (Observatório de Economia Criativa da UFBA) e a mediadora Bárbara Falcon.
A FLIPF ocorre desde 2019 no distrito de Mata do São João visando contribuir para fortalecer o cenário literário na Bahia. Na 5ª edição, a FLIPF convida o público a desbravar autores e obras, livros e histórias, inspiradas nas águas que banham o nosso imaginário. Das fronteiras percorridas e contornadas pelas águas, flui um universo de palavras umidificadas pela sensibilidade dos autores, da Bahia, do Brasil e de outros continentes, que serão convidados a embarcar na programação da Festa. A programação completa do evento pode ser conferida no site oficial.