Edufes lança mais …

Edufes lança mais 3 livros de coleção com pesquisas desenvolvidas na UFES

4.png

A Edufes lançou mais três livros digitais e gratuitos da Coleção Pesquisa UFES. São eles: “Aleister Crowley na indústria cultural: estudos intermidiáticos”, escrito por Vitor Cei Santos, Camila Nogueira de Vasconcelos e Luana Gabriela Paslawski; “‘Nenhuma teoria, nenhuma fantasia?’: estudos sobre o que leem estudantes das licenciaturas em Letras e Pedagogia”, organizado por Maria Amélia Dalvi; e “Prelúdios de um herói: sobre arte pública capixaba”, organizado por José Cirillo, Marcelo Belo, Ciliani Celante, Douglas Gomes, Gabriela Ferreira Lúcio e Milena Kohler.

“Aleister Crowley na indústria cultural: estudos intermidiáticos” é uma obra sobre teoria da cultura contemporânea. Para isso, aborda o escritor Edward Alexander Crowley (1875-1947), fundador do Thelema, uma religião defensora da liberdade irrestrita e da vontade como máxima soberana, portanto, oposta ao modelo espiritual judaico-cristão. Aleister Crowley foi um dos escritores não canônicos mais influentes do século XX, sendo sua filosofia percebida na biografia e na discografia de artistas como David Bowie e Raul Seixas e de bandas como Beatles, Led Zeppelin e Iron Maiden.

Em “‘Nenhuma teoria, nenhuma fantasia?’: estudos sobre o que leem estudantes das licenciaturas em Letras e Pedagogia”, o grupo de pesquisa Literatura e Educação da Ufes explorou o perfil leitor de estudantes de licenciatura em Letras e Pedagogia em universidades. Com isso, o grupo busca, por meio dos dados estatísticos, dos referenciais bibliográficos, dos diálogos e da formação de profissionais da educação em todos os níveis, alternativas para a educação escolar melhorar os índices de leitura no Brasil em prol de uma sociedade informada e crítica.

Já a obra “Prelúdios de um herói: sobre arte pública capixaba” é um estudo sobre obras cujo tema gira em torno de algum tipo de resistência, seja pessoal seja coletiva, pela reconstituição de direitos violados ou privados. O livro conta a história desses monumentos, de alguma forma associada à história social e cultural capixaba.

Esses e outros livros digitais podem ser baixados a partir do site da Edufes.

Compartilhe esta Publicação: