Edufes lança mais …

Edufes lança mais sete livros digitais pela Coleção Pesquisa Ufes

9.png

Nesta segunda quinzena de setembro chegam mais sete obras lançadas pela Edufes com o selo da Coleção Pesquisa Ufes. Os livros, que podem ser baixados gratuitamente, são: “Africanidades e brasilidades: cultura e territorialidades” e “Jornalismo, poética e ficção nos países de língua portuguesa”, respectivamente organizado e escrito por Jurema Oliveira; “As duas guerras frias e a resistência ao complexo de Arcádia da literatura brasileira”, escrito por Luis Eustáquio Soares; “Química analítica teórica: uma visão qualitativa e quantitativa” e “Química analítica experimental: uma visão qualitativa e quantitativa”, escritos por Rafael de Queiroz Ferreira e Josimar Ribeiro; “Violência, incapacidade e inclusão em ambientes escolares”, organizado por Maria Teresa Prieto Quezada, Jose Claudio Carrillo Navarro, Reginaldo Célio Sobrinho e Edson Pantaleão; “Semiótica Social e Multimodalidade: um tributo a Gunther Kress”, organizado por Záira Bomfante dos Santos e Clarice Lage Gualberto.

A Coleção Pesquisa Ufes é uma iniciativa da Edufes e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes para divulgar as pesquisas acadêmicas realizadas na universidade e incentivar a leitura dessas produções pela sociedade de forma gratuita. A ação recebeu financiamento do Programa de Apoio à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Tesouro Nacional.

Sobre os livros:

“Africanidades e brasilidades: cultura e territorialidades” contém reflexões, conceitos, práticas, vivências, expectativas, história, legislação no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa envolvendo culturas e territorialidades para a compreensão da transformação dos estudos, das pesquisas e do ensino sobre as literaturas africanas de língua portuguesa.

“Jornalismo, poética e ficção nos países de língua portuguesa” aborda a função das literaturas africanas e os estilos discursivos utilizados, que encontravam nos jornais do período colonial espaço para divulgação ficcional, poética, da cultura em geral e de resistência aos mandos e desmandos do sistema repressor da época.

“As duas guerras frias e a resistência ao complexo de Arcádia da literatura brasileira” apresenta e analisa as categorias de decadência ideológica e o contexto histórico e transversal delas; aborda os bastidores histórico-ideológicos da dominação estadunidense e estabelece diferenças entre ela e o sistema colonial capitalista imperialista europeu; faz um paralelo entre realismo estético e o ethos barroco para chegar aos valores de troca da era do capital; tece uma análise sobre as duas fases de decadência estadunidense, a semilaica e protoanarquista, para refletir sobre a crise atual da humanidade.

“Química analítica teórica: uma visão qualitativa e quantitativa” e “Química analítica experimental: uma visão qualitativa e quantitativa” são livros voltados a auxiliar os estudantes de graduação, em especial os alunos do curso de química. O primeiro aborda temas de química analítica de maneira ampla e com exemplos do cotidiano. O segundo apresenta os principais experimentos envolvidos na separação e identificação de cátions e ânions, além de experimentos abordados no livro Química analítica teórica e boas práticas laboratoriais.

“Violência, incapacidade e inclusão em ambientes escolares” é uma coletânea com reflexões sobre aspectos relativos à violência, às relações interpessoais e à inclusão escolar no âmbito das escolas de educação básica e do ensino superior.

“Semiótica Social e Multimodalidade: um tributo a Gunther Kress” contém artigos sobre o legado da obra de Kress para os estudos em semiótica e importantes insights, reflexões e conceitos para as áreas de educação, comunicação, design, artes, letras.

Esses e outros títulos digitais da Edufes podem ser acessados sem custo algum no site www.edufes.ufes.br.

Compartilhe esta Publicação: