Eduff lança primeira …

Eduff lança primeira etnografia realizada em um clube de vela no Brasil

3.png

Durante três anos, Luiz Rojo frequentou o Iate Clube Brasileiro, em Niterói, para o desenvolvimento do primeiro estudo etnográfico em um clube de vela no país. A pesquisa, realizada entre 2009 e 2012, deu origem ao e-book “Por mares nunca dantes navegados: Uma etnografia da prática de vela em um clube de Niterói (RJ)”, que acaba de ser lançado pela Eduff e está disponível para download no site da editora.

Considerada uma das cidades mais destacadas na vela brasileira, Niterói tem como moradores vários atletas olímpicos, incluindo campeões mundiais. Essa presença marcante na cidade foi o que motivou o autor a escolher a modalidade como objeto de sua primeira pesquisa como docente da UFF.

Na obra, Rojo analisa as relações desenvolvidas por meio do esporte e mostra que aspectos como família, cidadania, relações de gênero e sociabilidade podem ser analisados para além da uma discussão sobre mais uma modalidade. Para isso, abordou três dimensões da prática esportiva: esporte como um espaço de transmissão de valores importantes para um grupo social; as questões de gênero envolvidas em um esporte; e o esporte para todos os corpos.

Compartilhe esta Publicação: