Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos será em junho
Com o objetivo de debater as mais recentes tendências e as novidades do mercado editorial, a Câmara Brasileira do Livro realizará, de 5 a 7 de junho de 2024, o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, no Tauá Resort & Convention em Atibaia, São Paulo. Entre os temas relevantes que serão abordados ao longo de toda a programação, o debate sobre o mundo digital tem espaço garantido. Na agenda, painéis sobre a Inteligência Artificial e seus impactos práticos no setor, boas práticas do e-commerce, parceria com influenciadores e até mesmo como criar um canal de Tiktok.
Este ano, a programação se expande para abordar temas fundamentais e atuais que estão moldando o futuro do setor editorial, entre eles a participação presencial de Videl Bar-Kar, vice-presidente de áudio da Bookwire, conhecido por sua visão inovadora no mundo dos audiolivros e do mercado editorial global. Ele discutirá os caminhos futuros e os desafios do setor.
“Esse tipo de evento é fundamental para entendermos o futuro do setor. E esta terceira edição consolida esse diálogo que abrimos e temos promovido no segmento editorial”, avalia Sevani Matos, presidente da CBL. Ela destaca ainda que, ao final do segundo dia de evento, serão criados grupos para discutir os assuntos que foram abordados ao longo da programação: “Em seguida, um representante de cada um desses grupos terá um tempo e a oportunidade de contar na mesa, o que foi debatido”, explica Sevani.
A programação terá ainda debates a partir dos dados da pesquisa Panorama do Consumo de Livros, explicações sobre as diferenças da Lei Cortez no Brasil e na Argentina e, ainda, como melhorar a experiência digital do leitor. Os valores dos ingressos variam de R$ 507,00 para associados e R$ 721,00 para não associados. Para mais informações e ingressos clique aqui.
O evento também enfatiza o compromisso com ESG (Ambiental, Social e Governança). O Tauá Resort, sede do evento, é parte do Programa de Descarbonização do Grupo Tauá, tornando-se o primeiro grupo de hotéis e resorts Carbono Neutro do Brasil em 2023. Eles realizaram um inventário de emissões de CO2 em todas as unidades, compensando 100% das emissões dos escopos 1 e 2 com créditos de carbono da ONU. Outras empresas participantes, como a In Out Transportes, utilizam etanol em seus carros executivos para reduzir as emissões de carbono. Palestrantes do evento viajarão de diferentes regiões, usando seus próprios carros ou o serviço de transfer disponibilizado.
Curadoria
Em mais uma edição, a curadoria do evento está sob responsabilidade da Cássia Carrenho, sócia-diretora da LabPub, escola 100% EAD voltada para o mercado editorial. Com vasta experiência no mercado, incluindo a criação da Casa Santa Rita da Cássia na Flip e a curadora do espaço KDP Amazon, na Bienal, Cássia é também produtora de eventos literários, como a FLIR, e mediadora nos maiores eventos literários no Brasil.