Historiador Roger Chartier faz conferência na Universidade do Livro

O historiador francês Roger Chartier ministra a conferência “Cartografia ficcional” na segunda-feira, 3 de junho, às 15h, no Auditório da Fundação Editora da Unesp, na Praça da Sé, em São Paulo (SP). O evento é promovido pela Universidade do Livro. Além de discorrer sobre sua prolífica produção historiográfica, ele apresenta e autografa seu mais novo título publicado pela Editora Unesp: “Mapas e ficções”.
A depender da época e do lugar, os mapas nas obras de ficção assumiram diversos papéis. Eles representaram mundos invertidos, satíricos, críticos ou utópicos; borraram a distinção entre o mundo do livro e o do leitor; alimentaram a razão e os sonhos, indo além do próprio texto escrito. Caminhando por diversas obras clássicas e pela cartografia ficcional, Roger Chartier nos oferece uma nova abordagem da mobilidade das ficções e de suas interpretações.
O historiador Roger Chartier é especialista em história do livro, da edição e da leitura. Professor emérito no Collège de France, foi titular, entre 2007 e 2016, da cátedra Écrit et cultures dans l’Europe moderne. Dirigiu com Henri-Jean Martin a Histoire de l’édition française, em quatro volumes (Fayard, 1989-1991). Pela Editora Unesp, publicou “A aventura do livro – do leitor ao navegador” (1998), “Os desafios da escrita” (2002), “Leituras eleitores na França do Antigo Regime” (2004), “Inscrever & apagar” (2007), “Origens culturais da Revolução Francesa” (2009), “A mão do autor e a mente do editor” (2014) e “Editar e traduzir” (2022).
Todos os livros do autor podem ser adquiridos com desconto diretamente no evento ou desde já na Livraria Unesp.
O evento presencial com certificação aos participantes e vagas limitadas. Inscrições gratuitas no site da Universidade do Livro.