Lançamento da Edifes trata da interseção da polarização política com a questão racial

A Edifes lançou seu mais novo e-book: “Voto de negro ou voto de branco? A polarização esquerda/direita como fruto da questão racial brasileira no histórico das eleições”, de Cleinton Souza.
O livro parte da premissa de que o racismo brasileiro é mesmo estrutural, isto é, que no Brasil existem procedimentos institucionais que produzem desigualdade racial, ainda que nem sempre se possam perceber posturas racistas explícitas, entendendo também que, a partir da tese publicamente aceita de que a genética não pode ser utilizada para ratificar ou refutar questões sociais como o racismo, a temática da desigualdade social oriunda de tal questão pode ser mais ricamente discutida se tal negação da existência do racismo – por conta dos estudos em genética que mostram a inexistência de diferentes raças entre os humanos – for confrontada com os números da desigualdade racial de renda e acesso a bens públicos da nação.
O livro se desenvolverá através de uma análise dedutiva, partindo do mais geral para o mais particular, uma vez que contemplará, num primeiro momento, o comportamento eleitoral de forma mais ampla. Seguindo-se a isso, o comportamento eleitoral dos brasileiros ganhará destaque, trazendo, como estudo de caso, as eleições presidenciais de 2010, quando, a pedido do Movimento Negro, a variável cor/raça foi incluída numa pesquisa de intenção de voto.
Se em um primeiro momento a intenção é contemplar o comportamento eleitoral de uma maneira mais geral, em um segundo interessa uma análise da apropriação das teorias sobre o comportamento eleitoral para o caso dos brasileiros – sobretudo o comportamento de negros e negras – e uma análise dos dados de pesquisas de intenção de voto, focando-se nas intenções de brancos e não-brancos, para que esse trabalho possa servir de base para acadêmicos e demais interessados em entender um pouco mais acerca da formação da sociedade brasileira.