Lançamento da Editora …

Lançamento da Editora Unesp trata de imprensa estrangeira publicada no Brasil

2.png

A imprensa periódica é uma conhecida e utilizada fonte dos historiadores, sendo incontornável para pesquisas sobre as mais variadas temáticas. Contudo, seu tratamento sistemático como fonte e objeto de estudo só se afirmou quando das transformações historiográficas deslanchadas nas últimas décadas do século XX. Graças a isso, iniciativas de relevo têm surgido, caso de “Mediações transnacionais e imprensa estrangeira publicada no Brasil”, organizado por Luigi Biondi, Terciane Ângela Luchese e Valéria dos Santos Guimarães, novo lançamento da Editora Unesp.

A obra simboliza os avanços realizados nessa área de investigação, na medida em que recorta a imprensa estrangeira publicada no Brasil, nos séculos XIX e XX, como foco de investigação. Não surpreende, portanto, que a categoria-chave dos diversos capítulos da coletânea seja a que preside o título do volume: mediações culturais transnacionais. Ou seja, a imprensa é entendida como um vetor de mediação cultural e política (como fica muito claro) que, no caso dos periódicos estrangeiros, torna-se, por definição, uma mediação entre valores, ideias e experiências mais próximas ou mais distantes.

São quatro seções: na primeira, os artigos tratam de narrativas transmidiáticas sob o ponto de vista de imprensa e cultura; na segunda, de mediações políticas a partir de redes transnacionais e conflitos; na terceira, voltam-se às mediações além das fronteiras, focando o Brasil sob olhares estrangeiros; e, por fim, na quarta, mergulham nas mediações, nos processos identitários e na educação.

Compartilhe esta Publicação: