Lançamento da Eduel …

Lançamento da Eduel desvenda universo de Gabriel García Marquez

6.png

A Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) lançou o livro “Gabriel García Márquez: Jornalismo & Ficção”, de Maria Cecília Guirado. O título reúne análises sobre a obra e o processo de criação do escritor, jornalista e ativista político, o colombiano Gabriel García Márquez, carinhosamente chamado de Gabo. Autor do clássico da literatura latino-americana, “Cem Anos de Solidão”, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

O livro é resultado dos estudos desenvolvidos desde 2012 na UEL, inicialmente pelo grupo “Imagens midiáticas da América Latina nos textos jornalísticos-literários de Gabriel García Márquez”, que deu origem ao grupo “Gabo de pesquisa”, coordenado pela professora Maria Cecília Guirado, do Departamento de Comunicação da UEL, organizadora da obra. O prefácio é do jornalista José Maschio e o posfácio é assinado pela jornalista e professora da UEL, Linda Bulik. Com colaboração de dois professores da Universidade de Cartagena (Colômbia), os jornalistas Sara Bozzi e David Lara Ramos, o lançamento da Eduel conta com outros seis autores. Eles esmiuçam a obra literária do escritor, desvendando as inúmeras representações da relação entre ficção e realidade.

São oito artigos sobre o processo criativo do colombiano, que destacam as diferentes facetas do repórter Gabo. “O livro discute algumas obras, o processo de criação, e analisa a ínfima distância entre realidade e ficção na obra do Gabo. Esse é o ponto mais importante que passa por todos os capítulos”, diz a professora Maria Cecília Guirado. Com a experiência da pesquisa de campo feita entre 2016 e 2017, na costa caribenha da Colômbia, a professora detalha a literatura do escritor, pautada na relação entre jornalismo e ficção. “Não há nada na literatura do Gabo que não tenha uma âncora na realidade, uma realidade mágica. É justamente aí que está a graça do texto”, destaca a organizadora do livro. Além da publicação do livro pela Eduel, hoje o Grupo Gabo de pesquisa gera inúmeros trabalhos acadêmicos nas esferas da graduação, iniciação científica e pós-graduação, o que possibilita a participação em congressos, produção de artigos e matérias jornalísticas.

Junto com o fascínio pelo universo do autor colombiano, o grupo de pesquisa surgiu devido à ausência de pesquisas e a escassez de publicações acadêmicas sobre as obras. “Por conta da lacuna de estudos sobre o Gabo no Brasil e pela minha paixão pela obra literária dele, eu resolvi, logo que entrei na UEL, criar o grupo de pesquisa”. Conforme as pesquisas avançaram, o interesse pela obra de Gabo só cresceu ao longo dos anos, dando origem a outras iniciativas. Em 2013, por exemplo, foi produzida a adaptação de “Doze contos peregrinos” para a linguagem radiofônica, um projeto que evoluiu para o “Conto falado da literatura para o rádio: imagens da América Latina”, veiculado pela Rádio UEL FM, durante dois meses, abril e julho de 2014.

Em 2018, o grupo ganhou o BlogdoGabo, que mais tarde se transformou na revista online Jornalismo & Ficção: América Latina e Caribe, disponível em www.jornalismoeficcao.com. O grupo Gabo de pesquisa ainda mantém conteúdos nas plataformas do Youtube e Spotify.

Compartilhe esta Publicação: