Lançamento da Edufes comemora 70 anos da Universidade Federal do Espírito Santo

Eternizadas em livro, as histórias das pessoas que viveram a Universidade Federal do Espírito Santo, desde suas primeiras turmas até os dias atuais, ganharam as mãos do público em 21 de novembro, durante o lançamento da obra “70 anos da Ufes: uma cápsula do tempo (1954-2024)”, publicada pela Edufes. Com a presença de servidores, gestores da Universidade, convidados especiais e comunidade externa no Teatro Universitário, o evento reuniu os autores dos textos e das imagens da obra.
O título integra as comemorações do aniversário de 70 anos da Universidade. A cerimônia de lançamento teve ainda apresentações da cantora Caju e do grupo de dança Andora. Em sua fala de boas-vindas, a vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, lembrou da época em que olhava para o campus de Goiabeiras “do outro lado da Avenida Fernando Ferrari”, sonhando em ingressar na Universidade. “Todos nós temos histórias da Ufes para contar. Eu pude acompanhar este terreno sendo composto. Naquela ocasião, nem poderia imaginar toda a história de aproximação intensa que eu teria com essa Universidade”, disse.
Depois de anos ouvindo histórias de sua irmã mais velha, que estudava na Ufes, Lopes, hoje vice-reitora da Universidade, se recorda da alegria que sentiu na primeira vez que entrou no campus. “Lembro de caminhar desde o ponto de ônibus, pela passarela, até a entrada. Foi um caminho de muita alegria e com muita alegria continuo na Ufes, hoje com outras histórias de pessoas que estão comigo e materializam a Ufes em mim”, disse.
O reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, parabenizou os autores de ambas as publicações e lembrou a importância da Ufes na sua vida e na vida das pessoas que constroem a Universidade no dia a dia. “Mais da metade da minha vida foi vivida aqui. Agradeço às pessoas que fazem parte da comunidade da Ufes. Estamos aqui para cumprir com aquilo que é o papel da universidade brasileira: prestar um bom serviço para a nossa sociedade, fazendo jus ao que temos de melhor”, afirmou.
Além da vice-reitora e do reitor, o diretor da Edufes, Wilberth Salgueiro, autores selecionados e autores convidados do livro “70 anos da Ufes: uma cápsula do tempo (1954-2024)” lembraram de suas vivências e prestaram homenagens à Universidade durante a solenidade. Distribuído no lançamento, o livro segue disponível para retirada gratuita na Livraria da Ufes, localizada no campus de Goiabeiras, Vitória (ES). É permitida a retirada de um exemplar por pessoa.