Livro da Eduel tem como tem alvenaria em blocos de concreto
Um livro para consulta e uso diário de profissionais e alunos do curso de Engenharia Civil. Esse é “Alvenaria em Blocos de Concreto: Projeto Estrutural – De acordo com a NBR 16868 – 1,2 (ABNT 2020)”, de autoria de Junker de Assis Grassiotto.
O embrião do livro surgiu a partir de um curso ofertado em 1998 pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), UEL e Sinduscon, do qual o autor, engenheiro civil Junker de Assis Grassiotto, ministrou aulas sobre projeto estrutural.
O livro é resultado da vasta experiência profissional do autor, atuando como engenheiro civil e como professor. São mais de 10 anos ministrando aulas no curso de especialização do Departamento de Estruturas, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), da UEL. Ao longo dos 12 capítulos, de maneira didática e técnica, a proposta é servir como ferramenta de trabalho e manual de consulta ao engenheiro que lida diretamente com projeto e execução de obras, e estudantes do curso de engenharia civil.
A primeira parte do livro tem conteúdo básico sobre alvenaria (normas, ensaios, controle de qualidade; já a segunda parte é destinada a exposição de projetos estruturais. Com foco nos conteúdos de interesse para profissionais e estudantes da área de engenharia civil, entre os temas abordados também estão aspectos básicos de concepção arquitetônica e estrutural com detalhes construtivos, concepção e dimensionamento dos componentes de uma obra, características dos materiais componentes do ponto de vista de controle de qualidade.
Segundo o autor, a obra é acessível para quem fez curso de cálculo, bem como as disciplinas básicas da engenharia. Sem dúvida, o livro supre a necessidade de profissionais e alunos, uma vez que surge como fonte técnica para consulta de temas ligados à alvenaria em blocos de concreto e projeto estrutural. “A ideia é que ele funcione como um manual, pois aborda todos os assuntos ligados a projeto estrutural de uma edificação em blocos de concreto”.
Material amplamente utilizado pelas construtoras, o bloco de concreto se popularizou rapidamente de 1980 até os dias de hoje. “Hoje o bloco de concreto em Londrina é amplamente utilizado pelas construtoras. Afinal, todos os prédios de habitação popular são construídos em bloco de concreto”, diz o autor. O autor explica a origem das normas brasileiras com relação à alvenaria em blocos de concreto. “Atualmente as normas brasileiras são excelentes, porque elas têm origem nas normas americanas, onde os blocos de concreto são adotados na construção civil há mais de cem anos”, destaca.