Livro da EdUERJ trata de psicologia em ambientes socioeducativos
Na quinta-feira, 9 de maio, a Editora da UERJ lança “Introdução à psicologia na socioeducação no Brasil – Teoria e prática”, organizado por Juraci Brito e Elis Regina Castro Lopes. O lançamento ocorre às 14h, na Livraria da EdUERJ, no Hall dos elevadores do Campus Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com a presença dos psicólogos Juraci Brito e Flávia Lisboa, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e da professora da UERJ, Esther Arantes, autores de artigos da publicação.
O livro nasce da necessidade de reflexões nessa área, um campo ainda recente. O trabalho de psicólogos em estabelecimentos socioeducativos ganhou força somente a partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, e de outras legislações formuladas para promover a garantia de direitos fundamentais.
Em sintonia com essas legislações, o título da EdUERJ convida a refletir sobre um dos maiores desafios da psicologia na socioeducação, que é “estabelecer uma relação com a justiça – de dentro dela -, escapando da clínica tradicional, sem servir de uma espécie de julgadora das subjetividades, sem endossar a exclusão da pobreza e a seletividade”.
Escrita por pesquisadores e trabalhadores da área da socioeducação, a publicação divide-se em três partes. Na primeira, os artigos tratam do papel da psicologia e seu diálogo com as políticas públicas; na parte seguinte, os autores refletem sobre a psicologia como instrumento de resistência às relações de poder perpetuadas historicamente. O último segmento traz, principalmente, perspectivas sobre as práticas, em temas como as pesquisas realizadas na área, a ética profissional e as avaliações psicológica.
Entre os assuntos abordados estão a seletividade do sistema de Justiça, a violência institucional e de Estado, e aspectos como o exercício da sexualidade, a política de saúde mental e a avaliação psicológica em programas ou estabelecimentos socioeducativos.