Livro da Edufba …

Livro da Edufba discute preocupações com instituições democráticas

2.png

Por que ser republicano? É a resposta que o livro homônimo de André Berten, lançado pela Edufba, busca fornecer. Berten – doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Lovaina e diplomado em Economia Pública pelo Institut d’Études Politiques e diretor do Departamento de Comunicação Social da Université Catholique de Louvain (UCL) – baseia suas teses sobre a força de uma livre argumentação numa esfera pública aberta a todos aqueles que, além das fake news, procuram a verdade e a justiça.

“Por que ser republicano? Além da democracia formal” é um manifesto a favor de um modelo político original, que se dirige não somente ao público acadêmico, mas a todos os cidadãos preocupados com a degenerescência de nossas instituições democráticas. Para fundamentar um modelo republicano que pretende realizar o ideal democrático, o livro faz apelo ao recurso do mundo da vida, isto é, da diversidade das experiências, aspirações e interesses das pessoas, partindo do pressuposto que os indivíduos têm um mínimo de racionalidade na sua procura de bem-estar, de igualdade e de liberdade de escolher o próprio modo de vida.

A tese propõe que o modelo da democracia representativa, embora necessário, se revela insuficiente, porque seria impossível de dar um conteúdo determinado a uma dita vontade geral. É nesse sentido, então, que o livro discute a necessidade de uma democracia contestatória – uma democracia que dá o maior espaço e liberdade à crítica – como complemento indispensável da democracia representativa.

O livro pode ser adquirido enviando uma mensagem para o WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acessando o catálogo da Edufba na Amazon.

Compartilhe esta Publicação: