Mais dois lançamentos …

Mais dois lançamentos chegam pela Editora da Unicamp

10.png

Na última semana, mais duas obras chegaram pela Editora da Unicamp: "A viagem como missão: Afonso Taunay na Europa (1909)", organizado por Wilma Peres Costa e Carlos Lima Junior, e "História da química", de Isabelle Stengers e Bernadette Bensaude-Vincent.

Em “A viagem como missão”, a narrativa realizada por Afonso de Taunay nos leva ao interior de um navio, o Orcoma, que partiu de São Paulo em 26 de maio de 1909 rumo a Paris, e nos convida para uma viagem na companhia de notas fartamente documentadas e de rica iconografia que situam pessoas, lugares, músicas, espetáculos, obras de arte, num esforço de tradução daquele Grand tour de formação de Taunay. O árduo trabalho de transcrição, que passa a ser um trabalho de tradução daquele tempo, vem acompanhado de estudos que interpretaram a viagem como missão, a missão de Taunay, a sua grande viagem e a formação do historiador que, no futuro, se tornou diretor do Museu Paulista.

Já “ História da Química” traz um estilo narrativo que não decepcionará o leitor de livros de história das ciências em geral, embora guarde todas as características de um trabalho erudito. Isso é atestado em especial pelas centenas de notas que remetem às fontes históricas primárias e à literatura científica especializada da química, da história e da filosofia das ciências. Evitando mostrar a história de uma sucessão de gênios individuais , a narrativa desenvolvida neste livro enfatiza a discussão sobre conceitos e doutrinas, instrumentos de laboratório, materiais, processos, instituições e cursos, ao longo de dois milênios, desde a época dos alquimistas de Alexandria até o final do século XX. Notável é, por exemplo, a descrição dos impactos socioeconômicos das ciências químicas nos últimos 200 anos.

Compartilhe esta Publicação: