ABEU divulga pesquisa …

ABEU divulga pesquisa anual realizada com suas associadas

ABEU.png

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) divulgou nesta segunda-feira (25) os resultados da pesquisa anual feita com suas associadas. O levantamento contribui para mapear o cenário das editoras universitárias no país, ajudando ainda a balizar estratégias e definir diretrizes de atuação editorial.

Para fornecer insumos à Associação e às editoras, a pesquisa é dividida em 5 partes: Aspectos editoriais; Aspectos de acessibilidade; Aspectos administrativos, financeiros, jurídicos e de pessoal; Aspectos de comunicação e marketing; e Aspectos de comercialização e distribuição. É por meio dos dados fornecidos nestes segmentos que é possível saber, por exemplo, que a maioria das associadas pertence a Universidades Federais, seguidas de Universidades Estaduais. Ou que, em 2 anos, o número de editoras que publicam livros digitais praticamente dobrou.

Para Rita Virginia Argollo, presidente da ABEU, a pesquisa tem grande importância para indicar caminhos de como a Associação pode apoiar suas editoras. “Os resultados são nossa bússola para saber como guiar as formas de acolher as associadas. Quais as principais defasagens das editoras? O que podemos oferecer em nossos eventos que enriqueçam os profissionais participantes? Que tipos de equipamentos elas possuem? Tudo isso nos ajuda a traçar as estratégias de atuação da ABEU.”

Os dados da pesquisa são públicos e estão disponíveis aqui.

Compartilhe esta Publicação: