Editora Fiocruz lança …

Editora Fiocruz lança mais dois títulos da coleção Temas em Saúde

Editora Fiocruz lança dois novos títulos da coleção Temas em Saúde (3).png

A Editora Fiocruz adicionou dois novos títulos à coleção Temas em Saúde: as obras “Gravidez na Adolescência: entre fatos e estereótipos” e “Direitos Humanos e Saúde: reflexões e possibilidades de intervenção”.

Em “Gravidez na Adolescência: entre fatos e estereótipos”, de Aline de Carvalho Martins, a questão da gravidez na adolescência é articulada aos processos históricos e aos direitos humanos e reprodutivos, tratando o assunto de forma multicausal e complexa. A autora contempla a discussão de diversos aspectos, como as taxas históricas de gravidez desse público, o momento e o contexto tidos como socialmente adequados para a maternidade, os discursos sobre a moralidade e o corpo feminino, o impacto da política social na promoção e garantia de espaços igualitários para as mulheres, entre outros assuntos.

Já em “Direitos Humanos e Saúde: reflexões e possibilidades de intervenção”, de Maria Helena Barros de Oliveira, Nair Teles e Rubens Roberto Rebello Casara, os autores buscam, nos campos teórico e prático, pensar a saúde como um direito fundamental da pessoa humana, tendo na dignidade e na justiça social sua base de concretização. Os três pesquisadores mostram como a integração da perspectiva dos direitos humanos à saúde amplia a própria significação do conceito de saúde, compreendido por diversos movimentos como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doenças.

Ambas as obras estão disponíveis para compra em formato impresso e digital, respectivamente na Livraria Virtual Fiocruz e na plataforma SciELO Livros. Confira aqui os vídeos de apresentação dos livros disponibilizados no canal do YouTube da editora.

Compartilhe esta Publicação: