Editora UFPE reúne …

Editora UFPE reúne textos para livro eletrônico sobre estratégias de educação na pandemia

Editora UFPE publica livro eletrônico coletivo sobre estratégias de educação durante a pandemia  (7).png

Um conjunto de reflexões e de experiências prático-pedagógicas que não apenas documente o momento atual de pandemia, mas que o converta em fonte de lições para o presente e o futuro da educação na região Nordeste, enfatizando, sobretudo, o papel dos professores e do ensino na superação de crises. Essa é a proposta de uma obra coletiva eletrônica a ser publicada, em parceria, pelas Editoras UFPE e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O projeto está em fase de recepção de textos até o dia 10 de novembro. Podem participar gratuitamente como autores do e-book professores atuantes em instituições dos três níveis do ensino público e pesquisadores que tenham aproximação com a temática. O edital e as demais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site institucional da Editora UFPE.

Para compor o livro digital serão aceitos dois gêneros textuais. Um deles é o relato reflexivo de experiência, que diz respeito a testemunhos do sucesso ou insucesso de uma ou mais práticas pedagógicas, já conhecidas ou inovadoras, trazidas a efeito durante a pandemia, com uma análise teórico-reflexiva da experiência relatada, que busque projetar conclusões e aprendizados para além da situação vivida e situar premissas, estratégias, decisões e resultados nos termos do pensamento sobre a educação.

Outra possibilidade é o ensaio acadêmico, que pode se dedicar à reflexão teórica, filosófica ou metodológica sobre quaisquer ideias, princípios e teorias presentes na vasta literatura do campo educacional, desde que relacionando-os de algum modo com o contexto de ensino emergido na pandemia, com destaque para os casos em que sejam produtivamente levados a rever-se e transformar-se ante o novo desafio global.

Os textos podem contar com até cinco coautores e devem ser enviados por e-mail para editora@ifrn.edu.br, junto com a documentação necessária. Ao todo, serão aprovadas até 20 submissões para a publicação gratuita no livro. Para ser considerado elegível, o texto deve ser inédito, ou seja, não ter sido publicado antes em nenhum tipo de veiculação, e estar enquadrado dentro dos gêneros textuais especificados, além de cumprir outros critérios previstos no edital, como ter até 20 páginas, estar escrito em língua portuguesa e atender às diretrizes de formatação.

As propostas inscritas serão avaliadas e selecionadas por uma comissão julgadora, composta por servidores do IFRN e da UFPE com experiência acadêmica ou profissional na área afim à categoria em análise. A publicação do livro ocorrerá em 2022, até 12 meses após a divulgação dos aprovados, em formato de e-book, tanto no repositório institucional do IFRN quanto no acervo digital da Editora UFPE.

A divulgação dos resultados será feita em 20 de dezembro.

Compartilhe esta Publicação: