EdUERJ realiza lançamento …

EdUERJ realiza lançamento virtual do livro ‘Mães do Crack’

EdUERJ realiza lançamento virtual do livro “Mães do Crack” (1).png

Nesta segunda-feira (25), às 17h, a EdUERJ realiza a live de lançamento do livro “Mães do Crack”: a produção de uma anormalidade”, de Zélia Freire Caldeira. A transmissão será ao vivo pelo Facebook da editora.

Além da autora Zélia Freire, do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/UERJ), participam do evento os professores Denise Barata, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH); José Augusto Messias, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UERJ) e diretor do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/UERJ); Evelyn Eisenstein, da FCM/UERJ e Sociedade Brasileira de Pediatria; e Estela Schenvar, da Faculdade de Formação de Professores, de São Gonçalo (FFP/UERJ) e do PPFH/UERJ. Integram também a mesa Hilda Corrêa de Oliveira, assistente social, do Fórum Maternidade Uso de Drogas e Convivência Familiar, e Diana Malito, psicóloga, com doutorado em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Durante a live, os participantes poderão acompanhar reflexões e depoimentos sobre as políticas públicas relacionadas às gestantes usuárias de crack e debater como a sociedade lida com a situação, tantas vezes optando por negar às mães usuárias de drogas um atendimento cidadão.

Mães do Crack”: a produção de uma anormalidade” resulta dos estudos da autora com experiências profissionais no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad/UERJ) e no NESA/UERJ. O livro apresenta análises que têm como suporte as propostas conceituais de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e René Lourau, oferecendo uma leitura dos processos de subjetivação tanto das gestantes usuárias de crack quanto daqueles que se ocupam de seu cuidado. O título foi um dos trabalhos selecionados pelo primeiro edital de captação de originais da EdUERJ, em 2020.

Compartilhe esta Publicação: