Lançamento da Editora …

Lançamento da Editora Unesp propõe revisão da esquerda após colapso do socialismo no final do século XX

Lançamento da Editora Unesp propõe revisão da esquerda após colapso do socialismo no final do século XX (1).png

Diante do propósito sistemático do prolífico filósofo alemão Jürgen Habermas de produzir e renovar constantemente diagnósticos críticos do tempo presente, em alguns casos estes esforços se mostram ainda mais desafiadores quando considerada a complexidade das transformações em curso. É o caso do livro “A revolução recuperadora”, publicado originalmente no início de 1990 e que agora ganha tradução inédita no Brasil pela Editora Unesp.

Nele, Habermas tece considerações sobre os caminhos que se apresentam ao socialismo com a queda dos regimes comunistas em parte do Centro e do Leste da Europa e o apregoado “fim da história” com a “vitória” do capitalismo. Ao longo de seis grandes eixos, o autor detalha sua visão de “revolução recuperadora”, que abriria uma janela às reflexões sobre a “necessidade de revisão da esquerda”, e a respeito do “que significa socialismo hoje”, tanto à luz de sua herança teórica quanto de seu potencial ainda não esgotado para produzir formas radicalmente democráticas de vida.

Os escritos de Habermas levam à conclusão de que os sentidos da emancipação ainda estão em disputa. Isso significa que, a despeito das mudanças enfrentadas, a história não chegou ao seu fim: existem, sim, alternativas diante de um capitalismo ganancioso e desumano, de governos antidemocráticos, autoritários e violentos, de violações de direitos humanos, da xenofobia, intolerância e perda de solidariedade, do racismo, do sexismo, da homofobia.

A obra já está disponível para compra no site da Editora Unesp.

Compartilhe esta Publicação: