Novo livro da …

Novo livro da Editora Fiocruz aborda práticas e potencialidades da agricultura urbana

Novo livro da Editora Fiocruz aborda práticas e potencialidades da agricultura urbana (4).png

Ampliada pela pandemia de covid-19, a insegurança alimentar que atinge milhões de brasileiros vem mobilizando debates e iniciativas em todo o país. É nesse contexto que se discute a quantidade e a qualidade de alimentos para a população no lançamento da Editora Fiocruz, “Agricultura Urbana: agroecologia, alimentação, saúde e bem-estar”.

Escrito por Angélica Campos Nakamura e Guilherme Reis Ranieri, o título apresenta uma série de abordagens de diferentes áreas que reforçam as potencialidades da agricultura urbana agroecológica e como ela se relaciona com a saúde e o bem-estar. Os autores buscam mostrar, de forma didática, como assuntos diversos se relacionam com a agricultura urbana e quais são seus usos e práticas.

O volume é dividido em quatro capítulos, que agregam temáticas como os conceitos de agricultura e agroecologia, os vários tipos de agriculturas urbanas, questões socioespaciais, econômicas e ambientais nas cidades, além de dicas e ferramentas para desenvolver a agricultura urbana na prática. Dicas para iniciar e manter uma horta nos mais diversos locais, incluindo pequenos espaços, também são apresentadas, assim como as principais plantas alimentícias não convencionais (Pancs).

Os chamados alimentos orgânicos, a economia solidária, os principais impactos da agricultura convencional, além da relação entre hortas e políticas de promoção da saúde, são algumas das outras questões abordadas no título. A importância da agricultura na promoção da qualidade de vida também é um tópico fundamental.

Integrante da coleção Temas em Saúde, a obra está disponível para aquisição nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.

Compartilhe esta Publicação: