Novo livro da …

Novo livro da Editora Fiocruz discute a inferência causal em epidemiologia

Novo livro da Editora Fiocruz  discute a inferência causal em epidemiologia (5).png

A Editora Fiocruz lançou, na última quarta-feira (29), o livro “Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual”, escrito pelo médico epidemiologista Antônio Augusto Moura da Silva.

Diante dos desafios causados pela emergência da covid-19, a epidemiologia passou a ser uma área ainda mais em voga frente às necessidades de combater a pandemia. A promoção da saúde, o controle de doenças e seus vetores e o processo saúde-doença em diferentes contingentes populacionais passaram a fazer parte dos debates públicos em meio à crise global. É neste contexto que o livro se desenvolve.

O objetivo da obra é explicar os principais conceitos da Inferência Causal e aplicá-los em exemplos concretos de pesquisa, sem perder de vista a abrangência de uma área em constante desenvolvimento, tal como a epidemiologia. Estruturado em três partes, que contemplam 15 capítulos, o volume apresenta ainda alguns dos métodos mais utilizados para estimação do efeito causal usando a abordagem contrafatual, além de um capítulo sobre a análise de sensibilidade para se verificar até que ponto o confundimento por variável emitida pode modificar as conclusões do estudo.

O livro está disponível para compra em formato impresso na Livraria Virtual da Editora Fiocruz. Confira o vídeo de lançamento aqui.

Compartilhe esta Publicação: