Obra da Editora …

Obra da Editora UFMG revela papel da canção sertaneja na ditadura

12.png

A influência da música na moldagem das perspectivas políticas no Brasil durante a ditadura militar é o foco de um novo livro lançado pela Editora UFMG. A obra, intitulada “Canção sertaneja e política agrária durante a ditadura militar”, escrita pela historiadora Marcela Telles Elian, traz à tona uma análise reveladora sobre o impacto das canções sertanejas no debate acerca das questões agrárias no país.

O livro tem lançamento nesta terça-feira, dia 26 de março, no República Jenipapo, com a presença da autora, Marcela Telles Elian, acompanhada por Paulo Cesar de Araújo, renomado autor de obras sobre música popular brasileira, e Heloisa Starling, professora da UFMG e coordenadora do Projeto República. O evento terá início às 19 horas, na praça da Livraria Jenipapo, localizada na Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi, em Belo Horizonte (MG), com entrada gratuita para o público.

A pesquisa realizada por Marcela Telles Elian aborda o período compreendido entre 1964 e 1985, durante o qual um projeto de Brasil rural foi implementado, visando expandir as áreas de cultivo e modernizar a produção agropecuária para atender às demandas do mercado internacional. A autora explora as propostas derrotadas por esse projeto e as mudanças políticas, econômicas e sociais resultantes de sua implementação através das canções sertanejas.

Marcela destaca a complexidade das perspectivas expressas pelos artistas sertanejos da época, que ora defendiam uma redistribuição fundiária efetiva, ora negavam essa necessidade em favor da crença na tecnologia e na cooperação entre as classes, sob a tutela das elites, como soluções para o desenvolvimento do país. Essa análise revela uma posição “híbrida” desses artistas, alternando entre o conservadorismo e a rebelião, conforme observado pela pesquisadora.

A obra examina uma vasta discografia, incluindo artistas renomados como Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, entre outros, revelando como as letras das canções refletiam as aspirações, frustrações e resistências das comunidades rurais diante das transformações políticas e econômicas do período.

As reflexões apresentadas no livro foram originalmente desenvolvidas como tese de doutorado da autora, defendida no Programa de Pós-graduação em História, na linha de pesquisa de Culturas Políticas, da UFMG, sob a orientação da professora Heloisa Starling.

O lançamento de Canção sertaneja oferece uma oportunidade única para os interessados explorarem as conexões entre música, política e história do Brasil, promovendo um debate enriquecedor sobre o papel da cultura na formação da identidade nacional e na articulação de movimentos sociais.

República Jenipapo é um projeto criado a partir de uma parceria entre a Livraria Jenipapo e o Projeto República da UFMG. A proposta é promover debates ao ar livre com autores, artistas e pesquisadores sobre os mais variados temas, fomentando um espaço de diálogo em Belo Horizonte. O encontro acontece toda última terça-feira do mês, na praça em frente à Livraria Jenipapo.

Compartilhe esta Publicação: