Plinio Martins Filho, ex-diretor da Edusp, recebe prêmio no México
De 29 de agosto a 3 de setembro aconteceu, na Cidade do México, a VI Feria Internacional del Libro de las Universitarias y los Universitarios (Filuni 2023). Durante o evento, é entregue o Prêmio Rubén Bonifaz Nuño, concedido desde 2017 para profissionais com destacada carreira no meio editorial universitário. Em 2023, a honraria foi concedida a Plinio Martins Filho, que por muitos anos atuou como diretor da Edusp.
Para o júri, o prêmio concedido a Plinio Martins Filho destaca a relevância de sua carreira editorial no meio universitário, suas contribuições à editoração brasileira, a qualidade do seu trabalho com o livro e o reconhecimento do meio literário por mais de 50 anos. O prêmio, leva o nome do professor, poeta e editor Rubén Bonifaz Nuño (1923-2013), também já foi concedido a Flávia Goulart Mota García Rosa (Brasil, 2017), Sayri Karp Mitastein (México, 2018), Juan Felipe Córdoba Restrepo (Colômbia, 2019) e Joaquín Díez-Canedo Flores (México, 2022).
Para a ocasião, a Edusp também marcou presença na Filuni 2023, sendo a única editora brasileira a estar no evento, levando um stand para a exposição de 30 dos seus livros. A Feira foi uma oportunidade para fazer contato com outros editores latino-americanos e estreitar relações com membros da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y Caribe Eulac e da Editora da Universidade Autônoma do México (UNAM), organizadora do evento.