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Podcast da Edufba discute literatura infantil em novo episódio

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O podcast “Diálogos”, da Edufba, celebra o Dia das Crianças, comemorado em outubro, com o episódio “Assunto de gente grande?”. O 15º episódio do programa aborda literatura infantil, em particular as formas que esta aborda temáticas mais complexas com crianças, em uma conversa com Ladjane Alves, professora e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas e autora de quatro livros infantis pela Edufba, como “Mães de Luza”, e a jornalista e escritora Amanda Julieta, autora de “Dandara”, publicado pela Paralelo13S em 2021, com ilustrações de Linoca Souza.

A partir das experiências que as levaram à produção da literatura infantil e as vividas em contato com seus leitores, as autoras conversam sobre o alcance das literaturas infantis na discussão sobre questões como raça e violências raciais, sexualidade e estruturas familiares, desigualdades, preconceitos etc.

“As crianças estão inseridas no mundo, elas são atentas, elas são políticas, só que o lugar de políticas delas não é o nosso lugar de política de adulto. Elas estão inseridas, indagando as experiências sociais, questionando as experiências sociais, o currículo da escola do seu lugar de infância", afirma Ladjane.

Amanda, que escreveu seu primeiro livro sobre Dandara dos Palmares como um presente para a sobrinha, relata que escolheu a temática do livro como forma de apresentar uma heroína negra que gostaria de ter conhecido mais cedo e profundamente. Além de uma trajetória de luta e resistência aos ataques dos colonizadores portugueses ao Quilombo dos Palmares, a história de Dandara tem um fim trágico, com a mulher se suicidando para que não voltasse a ser escravizada, temas que são apresentados de forma poética no livro. “Quando você pensa nas crianças como sujeitos e não como pequenas pessoas que têm pouco conhecimento de vida, você entende que você consegue, que você pode falar sobre todas as coisas com as crianças", declara a autora, que vê na literatura um espaço para abordar temas mais sensíveis.

Ladjane conta que desenvolve seus livros ao redor das demandas trazidas pelas crianças em sala de aula, seja em forma de dúvidas ou pedidos de representação de uma experiência. "As crianças estão muito atentas ao que elas estão escutando, ao que elas estão lendo, ao tipo de literatura que elas querem ouvir, ler e acessar. Elas dão as devolutivas delas do lugar de infância ", comenta.

No episódio, a autora destaca as experiências com estudantes que deram origem a “Mães de Luza” e “Reis” (ambos com ilustração de Junior Pakapym). O primeiro conta a história de Luza e suas duas mães, e surge a partir da entrada de uma criança filha de um casal homoafetivo na escola. Após questionamentos por parte das outras famílias, Alves enxergou no livro uma oportunidade de conversar com as crianças acerca da temática.

A narrativa de “Reis”, por sua vez, começou com a proposta de ser uma escrita coletiva entre educadores e educandos da Escola Municipal Paulo Freire. Após o texto ter passado pelas turmas que indicaram interesse, percebeu-se que a problemática “Por que tem pais que não são pais?”, que guiava a narrativa, foi sendo tecida, caminhando para outras indagações e, dessa forma, a obra passou a ser escrita em dois contos. O livro convida leitoras e leitores a pensar as tantas possibilidades de ser pai/mãe entre as diversas experiências dos grupos populares e dos sentidos e significados das crianças.

O podcast “Diálogos” está disponível na plataforma Spotify.

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