Presidente da ABEU …

Presidente da ABEU se reúne com representantes de entidades de cultura

2.png

Ao longo de uma semana, em visita a Brasília, o presidente da ABEU, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, se reuniu com variados representantes de entidades culturais e educacionais. O objetivo foi estreitar laços e aproximar as editoras universitárias de outras instituições decisivas para a política do livro e da leitura no país.

No dia 14 de setembro, Gutierre esteve com Merval Pereira, jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras. Na ocasião foi discutida a possibilidade da entidade coparticipar de eventos organizados pela ABEU, e se colocaram à disposição para criar um projeto e uma minuta de cooperação com o potencial de viabilizar coedições.

Já no dia 19 de setembro, houve uma reunião com membros do Ministério da Cultura: Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura.

"Na pauta, diálogos importantes sobre as pautas do livro", anotou Piúba. "Logo de início, o presidente Gutierre colocou a Abeu à disposição do Ministério para colaborar e participar dos debates em torno da reconstrução das políticas. Tratamos também sobre a disseminação da Associação e dos seus 125 associados e um debate sobre a pauta da redução do preço do livro, que passa por mecanismos distintos, entre eles o Preço Comum do Livro e outros, e o fortalecimento da cadeia produtora do livro."

O secretário destacou o papel da Abeu, "uma instituição muito importante no campo do mercado editorial, sobretudo no campo da produção acadêmica" e "que tem uma larga história e sempre colaborou com o MinC nas políticas do Livro e Leitura, em especial, no Plano Nacional do Livro e Leitura". Participou também da reunião a coordenadora-geral/CGLIL/DLLLB, Andressa Marques,

Por fim, no dia 20 de setembro, o presidente da ABEU esteve na Secretaria de Educação Superior (Sesu), onde apresentou demandas, como a valorização do livro universitário por parte das agências de fomento e avaliação acadêmicas.

Compartilhe esta Publicação: