Seminário da ABEU integra editoras universitárias
Aconteceu na última semana, entre 9 e 12 de maio, o 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. O evento voltou a ser presencial após 2 anos e foi realizado na cidade de São Paulo, tendo como anfitriã a Editora Unesp.
O tema da edição do evento teve como inspiração duas datas de especial relevância para o país, que têm marcos importantes em 2022: os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. Diante disso, o momento foi mais do que oportuno para que uma instituição como a ABEU se debruçasse sobre o papel que o livro e as edições acadêmicas e universitárias tiveram sobre a formação da sociedade brasileira, fazendo com que o tema do Seminário fosse “O livro e a formação do Brasil: Passado, presente e futuro”.
A gravação das palestras e demais apresentações serão disponibilizadas no site oficial do evento.
Rodas de conversa, cases e cursos
Para refletir sobre este assunto, o evento contou com uma conferência de abertura conduzida pelo escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão. Além disso, o tema foi destrinchado em 4 rodas de conversa, que contaram com a participação de pesquisadores, professores de universidades brasileiras, representantes de entidades do livro e profissionais do mercado editorial.
O Seminário também serviu de palco para mostrar ações e cases das editoras universitárias associadas à ABEU, mostrando a capacidade de inovação e gestão dessas instituições. Na ocasião, apresentaram seus trabalhos a Editora Fiocruz, Editora UEMG, Editus - Editora da UESC, Editora UFV, Editora IFRN, Editora UFSM, Edufba e EdiUnesc.
Houve ainda dos cursos do ABEU Técnico, ministrados online: “Gestão de redes sociais para editoras e autores” e “O avanço do e-commerce e a importância de metadados otimizados e padronizados”.
Encontro de editoras universitárias
É no âmbito do Seminário que também aconteceu a Reunião Anual da ABEU. O evento paralelo tem como propósito integrar as editoras universitárias, ajudando a definir diretrizes que apoiem o livro e a edição acadêmica.
Deste modo, ocorreu a reunião por diretoria regional, seguida pela Assembleia Geral, que estabeleceu algumas decisões de impacto para as associadas à ABEU. O encontro ainda serviu para definir a sede do próximo Seminário e da Reunião Anual, que acontecerão em Lavras (MG), tendo como anfitriã a Editora UFLA.
Homenagem
Para encerrar o Seminário, houve a despedida e homenagem a Flávia Rosa, diretora de Difusão Editorial da ABEU. Flávia está deixando a função de diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), cargo que ocupou por mais de 20 anos, e estará se aposentando da posição de professora da UFBA em julho, portanto, necessitando também que se afastasse da ABEU.
Sua trajetória sempre foi de grande dedicação ao livro universitário, tendo ocupado o cargo de presidente da ABEU por dois mandatos, além de ter integrado a diretoria em mais de uma ocasião, em diferentes funções.
Os detalhes de sua história de relação com a edição universitária podem ser lidos em seu memorial, no Repositório Institucional da UFBA.