Seminário e Reunião da ABEU apontam caminhos para o livro científico
Na última semana, entre 20 e 24 de maio, aconteceram o 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 36ª Reunião Anual da ABEU, promovidos pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. Os eventos conjuntos ocorreram no Rio de Janeiro, nas dependências da PUC-Rio, tendo sua editora universitária como anfitriã. A partir do tema “O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação”, o objetivo era reunir editoras universitárias, além de outras do segmento comercial, para debater, trocar experiências e refletir sobre como o conhecimento produzido nos institutos de pesquisa e universidades brasileiras pode ser impulsionado com o apoio das atuais inovações tecnológicas.
Para Jézio Hernani Bomfim Gutierre, presidente da ABEU, “anualmente, esses dois eventos se mostram imprescindíveis para o nosso setor. Neles temos a oportunidade de entender as necessidades variadas das diversas editoras universitárias espalhadas pelo país e pensar conjuntamente como podemos nos fortalecer para garantir que a produção científica brasileira ganhe o mundo através do livro. As discussões são extremamente proveitosas, portanto o sentimento de coletividade e nosso propósito como canais de divulgação científica certamente se revigoram.”
Como saldo dos eventos, foi aprovada pela Assembleia da ABEU a Carta da Gávea, com diretrizes e reivindicações do setor editorial universitário. O documento conclama autoridades responsáveis pela condução de políticas voltadas à educação, pesquisa e à cultura do livro para que fomentem a divulgação científica, tendo o livro como seu principal vetor. A carta ainda reitera a necessidade urgente da aprovação de um marco regulatório para as atividades das editoras universitárias, dando segurança jurídica para atuação do setor. Por fim, a Assembleia aproveitou a oportunidade para prestar solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul em um momento de catástrofe climática, estabelecendo o engajamento das associadas da ABEU na reconstrução dos acervos de bibliotecas públicas no estado.
Programação rica em conteúdo
Para suscitar discussões tão importantes para as editoras universitárias, o Seminário contou com um rol de palestrantes de grande relevância nas áreas do livro, leitura, educação, comunicação, dentre outras. Os grandes destaques ficaram por conta da conferência de abertura, conduzida pela semioticista Lucia Santaella, que tratou sobre “A ética como norte da inteligência artificial no mundo acadêmico”, e da conferência de encerramento, realizada pelo historiador francês e estudioso da história do livro, Roger Chartier.
Além destas duas grandes referências, os eventos contaram com tantos outros participantes nas rodas de conversas, que trataram de temas como "O papel do livro universitário na divulgação científica", "Inovações nas tecnologias de edição" e "Livro e comunicação da ciência na mídia". Para os bate-papos, participaram nomes como Arthur Dapieve, apresentador no programa Estúdio i, do canal GloboNews e no Redação SporTV; Marco Lucchesi, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional; Lía Castillo Meneses, presidente da Associação das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe; e Adriana Alcântara, Diretora geral da Audible no Brasil.
Os eventos ainda contaram com workshops do ABEU Técnico. O primeiro deles, “O audiolivro”, foi ministrado por Silvia Leitão Monteiro, especializada em Produção Editorial e atual coordenadora da produção de audiolivros no Grupo Sextante. A outra oficina, “Editar textos para democratizar o conhecimento”, foi apresentada por José de Souza Muniz Jr., professor no Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG.
As trocas entre os representantes das editoras universitárias também foram intensificadas pelas apresentações de cases de sucesso. Separados em 4 categorias, Comunicação & Marketing, Administração, Produção Editorial e Eventos, os trabalhos das editoras mostraram iniciativas bem sucedidas aplicadas pela UNIVALE Editora, Editora UFV, Editora UFPR, Arquivo Nacional, Editora UFSM, Editora UEMG, Editora UnB, Edufes, Editora PUC-Rio e Edufba. Estas e tantas outras associadas da ABEU puderam se integrar também, e desenvolver diretrizes focadas em suas regiões, durante o encontro das regionais da ABEU.
Ao final, o saldo mais uma vez foi extremamente positivo para todo o público presente. A ABEU agora já inicia a organização da sua próxima reunião e seminário, certa de que continuaremos evoluindo na consolidação do livro acadêmico como pilar da divulgação científica.