UNIVALE Editora realiza …

UNIVALE Editora realiza minicursos sobre publicação de trabalho acadêmico

15.png

Cerca de 60 estudantes da UNIVALE que desejam publicar trabalhos acadêmicos se inscreveram em minicursos realizados pela UNIVALE Editora, em parceria com o Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da instituição. O primeiro desses minicursos, dedicado a orientações para evitar o plágio acadêmico, aconteceu em 28 de agosto. As próximas capacitações serão sobre direitos autorais (no dia 4 de setembro) e sobre como publicar em uma editora universitária (dia 11 de setembro).

Diretora da UNIVALE Editora e docente nos cursos de Comunicação da universidade, a professora Deborah Luísa Vieira dos Santos explica que os minicursos têm o apoio do Sistema de Bibliotecas da instituição, e fazem parte da preparação para o Simpósio de Iniciação Científica, que será nos dias 19 e 20 de setembro. “São cursos para auxiliar pessoas que têm o desejo de publicar, mas não sabem como. A gente vem fazendo essa preparação, para que as pessoas tenham mais familiaridade com aquilo que é importante na publicação, e possam depois submeter trabalhos para os nossos editais”, afirmou Deborah.

No minicurso já realizado, a bibliotecária e conselheira da Editora, Ísis Garcia, deu orientações sobre os diferentes tipos de plágio e quais as formas adequadas de citar referências em um texto, para evitar o plágio. A próxima formação será com docentes que também colaboram com a Editora, a professora Rosilene Maciel (editora de arte) e o professor Bob Villela (copidesque), explicando direitos autorais no uso de imagens e de textos. Por fim, a própria Deborah abordará os passos que precisam ser seguidos para publicar uma obra pela editora universitária.

“O foco é a gente ter essa capacitação interna, para que as pessoas daqui possam participar dos nossos e também de outros editais, entendendo como funciona a pesquisa e a publicação científica. Mas os minicursos também são para formar uma cultura de como publicar. Às vezes as pessoas têm muitas dúvidas, ou acham que a publicação científica é igual à ficcional e literária, e tem diferença. A gente também publica literatura e obras ficcionais, mas temos foco nas pesquisas técnicas e didáticas”, acrescentou Deborah Vieira.

12.JPG

16.JPG

17.JPG

20 (1).JPG

20.JPG

Compartilhe esta Publicação: