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Universidade do Livro realiza online o ciclo de cursos “Grandes Clássicos”

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Em resposta ao interesse de diversos alunos impossibilitados de participar presencialmente, a Universidade do Livro anuncia a transição da série “Grandes Clássicos da Literatura Universal: uma introdução” para o formato on-line ao vivo, com novas datas. Agora, leitores de todo o país poderão se aprofundar em grandes obras da literatura sem sair de casa.

O curso inaugural será sobre a “Odisseia”, de Homero, nos dias 13 e 14 de novembro, seguido por “Eneida”, de Virgílio, nos dias 26 e 27 de novembro. A série encerra o ano com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que será ministrado em 3 e 4 de dezembro. Todas as aulas ocorrem das 19h às 21h.

Desmistificando os clássicos

A série “Grandes Clássicos da Literatura Universal” tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível obras que, muitas vezes, são vistas como distantes ou difíceis. "A proposta é fazer com que novos e antigos leitores compreendam a importância dessas obras, não apenas como narrativas, mas como reflexos de seu tempo e influências duradouras na cultura moderna", explica o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp (FEU) Jézio Gutierre.

Os participantes terão a chance de se aprofundar no contexto histórico e cultural em que as obras foram escritas, além de discutir seu impacto e relevância.

Confira mais detalhes sobre cada um a seguir:

Odisseia, de Homero
13 e 14 de novembro de 2024

A Odisseia é uma das obras fundadoras da literatura ocidental. Juntamente com o outro poema épico atribuído a Homero, a Ilíada, tem sido estudada há mais de dois milênios e meio, e permanece despertando grande interesse em nosso tempo. Por que o relato das aventuras do herói Odisseu (ou Ulisses) durante o regresso à sua pátria, após lutar na Guerra de Troia, continua sendo objeto de novas traduções e adaptações em todo o mundo, além de ser referência para grandes clássicos modernos, como o Ulisses, de James Joyce?

A partir dessa questão, a formação traçará uma breve viagem pelo texto homérico, por meio de leituras e análises de fragmentos representativos da narrativa e da grande força poética da epopeia grega.

Sobre o docente
Marcelo Tápia é poeta, ensaísta e tradutor, graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, onde realizou também pós-doutorado em Letras Clássicas. Integra o corpo de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da mesma universidade. Dirigiu por mais de quinze anos a Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária — e, por cerca de oito anos, os museus Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Publicou, entre outros, os livros Refusões – poesia 2017-1982 (Perspectiva, 2017) e Nékuia – um diálogo com os mortos (Perspectiva, 2021), que contém sua recriação do Canto XI da Odisseia de Homero e ensaios sobre tradução poética.

Eneida, de Virgílio
26 e 27 de novembro de 2024

A Eneida é o clássico por excelência porque, tal como a Ilíada e a Odisseia estão para o mundo grego, assim também a grande obra de Virgílio está para o mundo romano — acrescendo a isso o fato de que a própria latinidade ocupa imediatamente o centro do que chamamos “cultura ocidental”. Se com razão se reconhece que os gregos estão na origem dessa cultura, coube, porém, aos romanos o papel de acolher o legado helênico e, somando-o ao seu próprio, transmiti-lo à posteridade no Ocidente. Nesse processo, a Eneida foi essencial e, por isso, está na raiz de obras medievais como a Divina Comédia, de Dante Alighieri, e de obras renascentistas como Os Lusíadas, de Luís de Camões, entre outras.

O objetivo central do curso é apresentar a Eneida, o principal clássico da Antiguidade romana, combinando a leitura de passagens da obra e da sua recepção, de modo a revelar como o seu universo mítico pode nos dizer ainda muito sobre o ser humano, com sua poesia de elevada elaboração artística.

Sobre o docente
João Angelo Oliva Neto é livre-docente em Letras Clássicas desde 2013 pela Universidade de São Paulo, onde obteve o título de doutor (1999) e mestre (1993) ambos em Letras Clássicas. Formou-se em Letras (Latim e Grego em 1988, e Inglês e Português em 1982) na Universidade de São Paulo, onde é professor-associado 1 na Graduação em Língua e Literatura Latina e na Pós-Graduação em Letras Clássicas. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: gêneros da poesia antiga, tradução poética do grego e do latim e estudos de história da tradução de poesia greco-latina em português.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
3 e 4 de dezembro de 2024

As Memórias póstumas de Brás Cubas têm surpreendido, encantado e intrigado leitores e leitoras no Brasil e no mundo há quase um século e meio, desde sua primeira publicação na Revista Brasileira, em 1880, até a recente “viralização” no TikTok. O que faz desse romance tão extravagante e irreverente ser lido, relido e ressignificado há várias gerações, encaixando-se perfeitamente nas 14 definições que Italo Calvino formulou para um livro clássico? Essa pergunta é o ponto de partida do curso, em que se buscará observar as marcas do clássico a partir da análise de trechos selecionados do romance e das diversas leituras e interpretações suscitadas por ele.

O objetivo principal das aulas é pensar o romance como um livro clássico, por meio da combinação da leitura de passagens do romance e da sua recepção, abordando também o contexto de sua produção e situando-o no conjunto da obra de Machado de Assis.

Sobre o docente
Hélio de Seixas Guimarães é professor livre-docente na Universidade de São Paulo, pesquisador do CNPq e vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. É autor de Machado de Assis, o escritor que nos lê (Editora Unesp, 2017) e Os leitores de Machado de Assis (Nankin/Edusp, 2004; 2ª ed. 2012), entre outros livros e artigos. Recentemente organizou a coleção Todos os livros de Machado de Assis, publicada pela editora Todavia, com apoio do Itaú Cultural. Foi professor visitante na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin, em Madison.

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